Polícia Civil resgata animal submetido a maus tratos em Palmas

06/12/2018 - Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins

Na manhã desta quarta-feira (5), a Polícia Civil do Estado do Tocantins, por intermédio da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), de Palmas, efetuou o resgate de um cão que teria sido abandonado pelo seu dono, na quadra 509 Sul, e que se encontrava em condições degradantes, além de muito debilitado.

A ação foi deflagrada depois que os policiais civis daquela unidade especializada foram informados por vizinhos do proprietário do animal, de que o cachorro estava sendo vítima de crime de maus tratos, após seu dono ter se mudado de residência e abandonado o cão, já com sintomas de leishmaniose.

No local, ao constatarem a veracidade das informações, os policiais civis da DEMA encaminharam o animal para o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Palmas, a fim de que o cachorro pudesse receber atendimento médico veterinário adequado. O animal foi submetido a teste definitivo da doença, visando obter o diagnóstico de confirmação, e um exame pericial para a constatação dos maus tratos também foi requisitado.

Ainda conforme a delegada Heloísa Helena Freire Godinho, responsável pelo caso, um exame pericial para a confirmação dos maus tratos também foi solicitado. As investigações prosseguem no intuito de identificar e localizar o paradeiro do proprietário do animal para explicar os fatos. Vale ressaltar que, se conformada à prática dos crimes de abandono e maus tratos, o dono do animal pode vir a ser responsabilizado criminalmente, conforme determina a legislação vigente.