Notícias

Operadores do CIOPAER participam de treinamento bimestral e dia de integração

13/09/2019 - Camilla Negre/Governo do Tocantins

Com o objetivo de propor um dia de treinamento e um momento de integração entre os profissionais fora do ambiente aeronáutico, a equipe do CIOPAER participou na manhã desta sexta-feira, 13, da 6ª edição do Teste de Aptidão Física – TAF.  “Sabemos que a atividade aérea, especialmente a aviação de asas rotativas (helicóptero), propicia inevitavelmente, a progressiva degradação orgânica do indivíduo, por meio de diversas formas: exposição aos ruídos, vibrações, variação de pressão e fator carga atuante durante um vôo” destacou o supervisor de instruções e operações Major Denys Dalla.

 

Ainda segundo ele, além do treinamento próprio da atividade aérea de Segurança Pública, que já requer uma boa condição física, combinado com uma boa saúde mental, “o treinamento específico para a atividade é preparar o corpo para que possamos atuar com segurança durante as missões de Operações Aéreas. Quanto mais preparado fisicamente, menos o operador irá sofrer com as intempéries da aviação, evitando afastamentos do serviço para tratamento médico”.  

 

TAF

 

O TAF é composto por um conjunto de exercícios físicos que possibilitam uma razoável avaliação da condição física de cada servidor, a saber: flexão de braço na barra, flexão abdominal em solo, flexão de apoio ao solo, natação de 200 metros livre em piscina e corrida de 5 km.  Os índices são livres e a atividade é voluntária, mas todos os servidores do CIOPAER são convocados, mesmo aqueles que não tenham condições de realizar a atividade, devem acompanhá-la.

 

Para o desempenho das atividades no CIOPAER, todos os operadores passam por avaliação médica anual para registro e controle do quadro de saúde, uma exigência legal para os aviadores.

 

Na oportunidade, o Diretor do CIOPAER, Major Bruno Coelho Mendes, apresentou as ações da unidade, ressaltou sobre a importância da convivência harmônica e do conhecimento do comportamento dos colegas para desenvolvimento das operações mais seguras e exitosas.