Notícias

Governo do Tocantins entrega Núcleo do Instituto de Identificação aos moradores de Nova Rosalândia

30/04/2021 - Geórgia Milhomem/Governo do Tocantins

A entrega do Núcleo do Instituto de Identificação, órgão vinculado à Superintendência da Polícia Científica, da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, (SSP-TO) de Nova Rosalândia aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira, 29. No local serão ofertados os serviços de solicitação de emissão do Registro Geral (RG) ou Documento de Identidade, como é popularmente conhecido. A cerimônia contou com a presença do Secretário da pasta, Cristiano Sampaio, que no ato representou o governador, Mauro Carlesse.

O primeiro a receber o serviço foi o senhor Salvador de Souza, 68 anos, que é morador de Nova Rosalândia há pelo menos 40 anos. Ele que ainda usava seu primeiro documento de identidade, comemorou a chegada do serviço. “Já tinha um tempo que eu estava querendo renovar meu RG, mas infelizmente por questões de deslocamento, não tive como, agora podendo fazer aqui na cidade é mais fácil e muito melhor”, destacou.

Para oferecer o serviço foi celebrado um Termo de Cooperação, entre a SSP-TO e a Prefeitura Municipal da cidade. “Esse documento só não é mais importante que a certidão de nascimento, o RG é aquele que traz cidadania a cada pessoa, porque não se consegue exercer todos os seus direitos sem esse documento. Esse núcleo reforça o conceito de uma gestão municipalista que reconhece o cidadão e nos dá o sentido de existir como Estado e essa é a determinação do nosso governador que tem sempre apoiado e cobrado para que cada secretaria faça o seu papel”, ressaltou o secretário de Segurança Pública.

O Núcleo terá o horário de funcionamento de 08h às 12h e de 14h às 18h e está localizado no endereço Av, Araguaia, S/N - Complexo Administrativo Job Vanderley. “Esse Núcleo veio para facilitar e trazer qualidade de vida à população de Nova Rosalândia, que terá acesso de forma fácil ao documento”, lembrou o prefeito do município, Enoque Portilio Cardoso.

O serviço do novo Núcleo será feito, conforme ordem cronológica de agendamentos realizados anteriormente na Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação (PAPI). Para a diretora de Papiloscopia do Instituto de Identificação, Naides César Silva, a unidade é de extrema importância para a população. “Nosso objetivo é descentralizar o serviço para desafogar os atendimentos na capital. Agora as pessoas terão mais conforto, já que não precisarão se deslocar para ter acesso ao documento de identidade e também ao Atestado de Antecedentes Criminais”.